Artigos para seu conhecimento

Este espaço é para você conhecer a opinião das pessoas envolvidas com essa terrivel doença e os ensinamentos de especialistas sobre o câncer.

 

Voltar ao índice de artigos

Os artigos foram divulgados em várias fontes, quando possível devidamente identificadas, sendo o conteúdo de inteiro responsabilidade dos autores.

A intenção das Amigas da Mama é apenas difundir às suas leitoras o conhecimento humano sobre os diversos aspectos da doença.

 

O câncer e o espírito humano

Publicado em 21/01/2011 | Cícero Urban | Gazeta do Povo

 

CÍCERO URBAN
Médico Oncologista e Mastologista
Professor de Bioética e Metodologia Científica

Curso de Medicina e Pós-Graduação

Universidade Positivo

Curitiba PR

Vice-Presidente do Instituto Ciência e Fé

 

Em 2010 mais de 7 milhões de pessoas no mundo morreram de câncer. Cerca de uma em cada três desenvolverão essa doença durante sua vida. Essa é a crônica de uma doença milenar, mas que representa um dos maiores problemas para a saúde pública mundial. Ou, mais do que isso, uma metáfora médica, científica, política e psicológica – a praga da nossa geração. Também denominado como o imperador de todas as doenças.

 

A questão fundamental na era da nanotecnologia e da proteômica, e que ainda resiste em sua biografia, apesar de todos os avanços recentes, é se o câncer existirá no futuro, ou seja, se será possível erradicá-lo da nossa sociedade para sempre.

 

No fim de tudo, o câncer começa e termina com as pessoas. Um drama pessoal e familiar, onde somam-se o medo da morte e da mutilação, à esperança da recuperação e da cura. Do ponto de vista científico, trata-se do crescimento incontrolado de uma única célula, a partir de mutações que, ao modificar o DNA, provocam uma desregulação nas divisões celulares. Uma célula normal, em condições adequadas, possui um número limitado e previamente programado de divisões celulares.

 

Em Oncologia jamais será possível separar a ciência da arte, a razão do instinto, e o dado biológico das emoções. A técnica, ainda que muito avançada, não superará a grande missão de humanidade do médico. Existe uma cumplicidade entre o paciente oncológico e o médico, talvez a mais profunda em toda a medicina.

 

“A senhora tem seis meses de vida.” O câncer não tira a vida, ao contrário, lhe dá uma outra, completamente diversa. Muitas vezes coloco às minhas pacientes de câncer de mama que a diferença entre elas e as pessoas que não tem câncer é que elas estão despertas. Ou seja, têm consciência da fragilidade e vulnerabilidade que estão presentes em todos nós – basta estarmos vivos! Afinal de contas, todos, um dia, seremos incuráveis. Este doloroso despertar pode nos fazer melhores. Nos dar coragem para transformarmos o mundo em que vivemos – e transformá-lo para melhor.

 

O jovem estudante de medicina aprende a ver o paciente como um quadro de Picasso: dividido em tantas formas separadas. Ele aprende desde cedo a mascarar seus sentimentos e até mesmo a negá-los. A sua atenção está direcionada muito mais para a Biologia Molecular, para a tecnologia e para a doença. O próprio cadáver na sala de anatomia ensina, ainda que sem a intenção disso, que ver é mais importante do que escutar. Ao final, o médico conhece muito pouco sobre o doente e, quando se depara frente a um paciente terminal, o despreparo se transforma em angústia e, no estágio mais avançado, o mais grave: a distância e a falta de empatia.

 

O oncologista hoje tem tudo o que todos os nossos ancestrais sonhavam: um tratamento sob medida para cada doença. Paradoxalmente isso nos afastou dos pacientes. Por isso é necessário um renascimento do humanismo médico, como já afirmamos tantas vezes. Afinal o PET-Scan e a ressonância magnética não revelam a mente e o espírito dos nossos pacientes. Uma paciente com câncer de mama pode estar curada com um anticorpo monoclonal de última geração, mas ter perdido todo o sentido de viver – morrer em vida.

 

Portanto o que deve ser buscado na Oncologia e na Medicina como um todo é a cura da pessoa humana. Isso vai além da tecnologia e representa uma grande mudança de paradigma no ensino médico e na cultura das práticas de saúde. Enquanto nas decisões de saúde pública e de saúde complementar, não se priorizar e, de fato, se valorizar o contato entre o médico e o paciente, continuaremos com a ilusão de que podemos tudo com a técnica, deixando um grande vazio por detrás de uma atividade que é e sempre foi eminentemente humana.

 

No fim, o câncer será vencido um dia, mas novas doenças surgirão para desafiar o espírito humano. A arte, por outro lado, resistirá.



Associação das Amigas da Mama