Artigos para seu conhecimento

Este espaço é para você conhecer a opinião das pessoas envolvidas com essa terrivel doença e os ensinamentos de especialistas sobre o câncer.


Voltar ao índice de artigos

Os artigos foram divulgados em várias fontes, quando possível devidamente identificadas, sendo o conteúdo de inteiro responsabilidade dos autores.

A intenção das Amigas da Mama é apenas difundir às suas leitoras o conhecimento humano sobre os diversos aspectos da doença.

 

 Outubro Rosa

Eliz Angela Chinato Pagnoncelli

Graduada em Serviço Social com especialidade em

Gestão Social de Políticas,

Programas e Projetos Sociais.

Recebeu o diagnóstico de câncer de mama

há 2 anos, aos 37 anos, quando

estava amamentando sua

segunda filha, na época com 8 meses.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos e todas as suas ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A proposta de iluminar em rosa pontos turísticos, prédios, pontes etc, assume importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

O câncer de mama é uma doença que teve um aumento muito significativo em todo o mundo. De acordo com o presidente da Sociedade Mundial de Mastologia, Dr. Ezio Novais, a expectativa é de que o Brasil tenha 50 mil novos casos de câncer de mama em 2011 – sendo 11 mil óbitos.

[Veja aqui a fonte] [Veja a programação do Outubro Rosa]

[Veja as fotos oficiais] [Fotos da palestra proferida pela Amiga Dilmara Wonsowicz]

O alerta é importante, pois de acordo com a American Cancer Society em torno de 1,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem por causa dela. Segundo ainda Dra. Maira Caleffi presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama), os números de mulheres diagnosticadas irá triplicar em 2030.

Infelizmente casos da doença aparecem a cada dia, muitas são as instituições que trabalham na prevenção e no diagnóstico precoce, tenho muito respeito por todas elas. Porém gostaria de falar da Associação das Amigas da Mama, que desde 2001 trabalha de forma voluntária na prevenção e no diagnóstico precoce, mas o principal trabalho que realiza não aparece na mídia, é o acolhimento às mulheres vítimas de Câncer de Mama. A sensibilidade com que recebem essas mulheres nos direciona ao profundo significado da palavra Humanizar.

A doação e a cumplicidade de alguém que já passou pela doença emitem um sentimento muito mais genuíno, e no momento de maior fragilidade, ter alguém com quem compartilhar os medos e angustias é algo maravilhoso, e porque não dizer ”uma dor compartilhada é uma dor diminuída” .

Parabéns pelo trabalho desenvolvido nos 12 (doze) meses do ano, pela doação, carinho e promoção da vida.



Associação das Amigas da Mama